Quantcast
Channel: Orações e milagres medievais
Viewing all articles
Browse latest Browse all 379

São Germano de Auxerre não afastou os ladrões porque estava combatendo

$
0
0
Batalha de Bouvines
Batalha de Bouvines
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







Nossos pais acreditavam que os santos padroeiros dos povoados – João o ‘Silenciário’, Domingos o ‘encouraçado’, Tiago o ‘Interciso’ , Paulo o Simples, Basílio o Eremita, e tantos outros – não foram alheios ao triunfo das armas pelo qual as colheitas foram protegidas.

No próprio dia da batalha de Bouvines, ladrões se introduziram, em Auxerre, em um convento sob a invocação de São Germano, e subtraíram os vasos sagrados.

São Germano de Auxerre
São Germano de Auxerre
O sacristão apresentou-se diante do relicário do bem-aventurado bispo, e lhe diz, gemendo: “Germain, onde estava quando esses bandidos ousaram violar teu santuário?”.

Uma voz saindo do relicário respondeu:

“Eu estava próximo de Ciseing, não distante da ponte de Bouvines; com outros santos, ajudei os franceses e seu rei, a quem uma vitória brilhante foi dada por nosso socorro!”: “Cui fuit auxilio victoria praestita nostra”




(Autor: François René Chateaubriand, « Mémoires d’outre-tombe », Librairie Générale Française, 1973, Tomo I, pp. 339-340).



GLÓRIACRUZADASCASTELOSCATEDRAISHEROISCONTOSCIDADESIMBOLOS

Voltar a 'Glória da Idade MédiaAS CRUZADASCASTELOS MEDIEVAISCATEDRAIS MEDIEVAISHERÓIS MEDIEVAISCONTOS E LENDAS DA ERA MEDIEVALA CIDADE MEDIEVALJOIAS E SIMBOLOS MEDIEVAIS

Viewing all articles
Browse latest Browse all 379