![]() |
Ettiswil: achado do Ssmo Sacramento, século XVII, anônimo italiano ,Musée du Hiéron, Paray-le-Monial |
![]() |
Luis Dufaur Escritor, jornalista, conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Em Ettiswil, Suíça, existe um Santuário dedicado a um milagre eucarístico acontecido em 1447.
Anna Vögtli pertencia a uma seita satânica e conseguiu subtrair a píxide que continha a hóstia magna da igreja paroquial usada na Adoração do Santíssimo Sacramento.
A Hóstia foi encontrada perto de uma cerca, entre arbustos e urtigas, exposta ao ar, cercada por um luz brilhante e dividida em 7 peças unidas entre elas de maneira a ter a forma de uma flor.
O documento mais importante que descreve o Milagre é o “Protocolo da Justiça” constituído em 16 de julho de 1447 por Hermann von Rüsseg, Senhor de Büron.
A tradução diz:
“Na quarta-feira, 23 de maio de 1447, o Ssmo. Sacramento foi roubado da igreja paroquial de Ettiswil.
“Pouco depois foi encontrado por uma jovem guardiã de porcos, chamada Margarida Schulmeister, não longe da igreja paroquial perto de um cerca, jogado no chão, no meio das urtigas; parecia uma flor brilhante”.
![]() |
Ettiswil: a igreja paroquial onde foi roubada a Hóstia. |
“Depois de passar minha mão apertada através da grade de ferro, fui roubando a Hóstia Magna.
“Nas logo após a parede do cemitério, o Santíssimo Sacramento começou a se tornar tão pesado que eu era incapaz de levá-lo além.
“Não podendo ir mais longe, nem para trás, deixei cair o Hóstia que eu coloquei perto de uma cerca, nas urtigas”.
“A partícula foi descoberta pela Sra. Margarida Schulmeister, guardiã de uma fazenda de porcos.
“Ela disse que 'assim que eu cheguei com meus porcos perto do lugar onde estava o abençoado Sacramento, meus animais não queriam ir mais longe.
![]() |
Ettiswil: a capela do Ssmo Sacramento construída no local do milagre. |
“Eles viram a Hóstia roubada no meio do capim, dividida em sete partículas. Seis delas formaram uma flor semelhante a uma rosa e uma ótima luz a cercava'”.
O pároco foi imediatamente avisado e foi pegar logo a Hóstia para leva-la de volta para a igreja, seguido por todos os paroquianos.
Ele pegou as seis peças, mas quando ele quis pegar a central ela entrou na terra na frente dos olhos de todos.
Este desaparecimento foi interpretado como um sinal e ficou decidido construir uma capela exatamente onde a parte da Hóstia havia desaparecido.
As 6 partículas foram preservadas na igreja de Ettiswil que se tornou um centro de grande veneração que atrai aldeões e estrangeiros.
E Deus realizou numerosas curas por meio dele. A capela e altar foram consagrados em 28 de dezembro de 1448: um ano e meio depois dos eventos.
Muitos Papas concederam indulgências para os visitantes do santuário; o último foi Pio XII em 1947.
A grande festa da Capela do Milagre acontece no domingo «Laetare» e nos dois dias subsequentes, segundo o antigo Calendário Romano.
GLÓRIACRUZADASCASTELOSCATEDRAISHEROISCONTOSCIDADESIMBOLOS







